topo

Tipos de lúpus


Existem três tipos de lúpus:

 O lupus discóide sempre se restringe à pele. É identificado por inflamações da pele que aparecem na face, couro cabeludo e nuca. Esse tipo de lúpus é diagnosticado através de uma biópsia do tecido atingido. Neste caso, a biópsia vai mostrar anomalias que não são encontradas na pele normal (sem inflamações). Na maioria das vezes esse tipo de lúpus não atinge órgãos internos do corpo. Nesse caso, o teste ANA, um teste sangüíneo usado para detectar lúpus sistêmico, pode dar negativo. No entanto, esse teste é positivo em um grande número de pacientes, apesar de apresentar um nível bem baixo.
Em quase 10% das pessoas com lúpus, o lúpus discóide pode avançar para a forma sistêmica da doença, que pode afetar quase todos os órgãos ou sistemas do corpo. Isto não pode ser previsto ou prevenido, ou seja, o tratamento do lúpus discóide não vai evitar a progressão para a forma sistêmica. Pessoas que avançaram para a forma sistêmica, provavelmente já a tinham desde o início, tendo a inflamação discóide como o principal sintoma.


O Lúpus sistêmico é normalmente mais grave do que o lúpus discóide e, como já foi dito, pode prejudicar quase todos os órgãos e sistemas do corpo. Em alguns indivíduos, apenas a pele e as juntas são afetadas. Em outras, as juntas, rins, pulmões, sangue, outros órgãos e tecidos podem ser afetados.
Geralmente, duas pessoas com lúpus sistêmico não vão apresentar sintomas iguais. Ele pode incluir períodos aonde poucos, se algum, sintomas são presentes e outros quando a doença torna-se mais ativa (crise). Na maioria dos casos, as pessoas mencionam o lúpus na sua forma sistêmica.


O Lupus induzido por drogas ocorre depois do uso de algumas drogas prescritas (medicamentos). Os sintomas são parecidos aos da forma sistêmica. As drogas mais comumente relacionadas com lúpus são hidralazine (usada para tratar hipertensão) e procainamide (usada para tratar arritmias do coração). No entanto, nem todas as pessoas que tomam essas drogas irão desenvolver manifestações desse tipo de lúpus, apenas 4%. Desse número, apenas poucos vão desenvolver esse tipo de lúpus por completo. Os sintomas geralmente desaparecem quando a medicação é suspensa.

CSS válido!

Valid XHTML 1.0 Transitional

Free Web Hosting